Leitura sem fronteiras - Tradutor

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Movimento dos Sem-Teto X "Crimes da Copa"


O Fato:



Movimento dos Sem-Teto invade Fielzão para protestar contra "crimes" da Copa


Integrantes do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto) invadiram nesta quarta-feira (4/4) o terreno onde está sendo construído o novo estádio do Corinthians, o Fielzão. De acordo com funcionários que trabalham nas obras, cerca de 300 manifestantes chegaram ao local por volta das 11h20 fazendo barulho e provocando baderna, impedindo a realização dos trabalhos.
O MTST publicou em seu site oficial que está realizando em todo o Brasil, nesta quarta, protestos contra aqueles que chama de "crimes da Copa". A manifestação é promovida, segundo o movimento, pela frente nacional Resistência Urbana.
Veja a nota oficial do MTST:
"Quarta-feira, dia 4 de abril, será lançada a campanha nacional Contra os Crimes da Copa, promovida pela frente nacional de movimento populares Resistência Urbana. As ações vão acontecer nas cidades de São Paulo, Manaus, Brasília, Belo Horizonte, Cuiabá, Fortaleza, Rio de Janeiro e Curitiba (cidades que vão sediar eventos da Copa). Em cada cidade, os manifestantes vão se reunir em frente a um dos estádios que estão sendo construídos ou reformados. Em São Paulo, a manifestação será às 10h da manhã, diante das obras do estádio da abertura do evento, em Itaquera. Além dessas cidades, São Luiz e Belém que, embora não sejam cidades-sede já sofrem com os efeitos dos preparativos para o megaevento, também realizarão manifestações.
O objetivo fundamental da campanha é denunciar como as ações empreendidas para a preparação da Copa prejudicam a grande maioria da população brasileira e propor a realização de um plebiscito popular sobre os temas da Copa para que todos possam opinar acerca das decisões.
A Resistência Urbana coloca-se:
     1. Contra os despejos e remoções relacionados às obras dos megaeventos.

     2. Contra o uso de dinheiro público para os megaeventos. Por investimento em políticas públicas.
     3. Contra a ingerência da FIFA. Soberania não se negocia."

Fonte: Portal R7


A Opinião:

Até para se manifestar o povo brasileiro deixa para última hora. Vivemos no país do "Deixo a vida me levar", vale tudo desde que não fiquemos de fora da festa. 
O povo brasileiro gosta de um oba-oba e detesta aqueles que pensam antes de comemorar (são chamados de pessimistas). Depois que as coisas começam a dar errado tentam se unir e realizar manifestações para abrir os olhos da população. 
Bem, não foi ontem que o Brasil se candidatou e tem pelo menos um ano que está escancarado o superfaturamento das obras. 
Os pontos apresentados pela resistência urbana merecem atenção? Claro que sim! A maioria dos brasileiros concorda. O que incomoda é a dificuldade que o povo tem de se prevenir. A falta de investimentos na educação favorecem a massificação, então é fácil cometer absurdos quando se tem uma nação de marionetes.
E mais, é possível que ainda nesse momento tenha pessoas que vão afirmar que isso é perseguição com o Corinthians.
Apesar de todos os problemas a Copa vai acontecer no Brasil e o povo vai aplaudir, iremos nos esquecer de todos os prejudicados, de toda a vergonha, de toda a lama que nos afundamos para que o povo tenha o circo.
De resto a história (manipulada pela grande mídia) fará questão de apagar restando a história (dos historiadores) manter a verdade acesa para que erros como esse não se repitam.




Nenhum comentário:

Postar um comentário