Leitura sem fronteiras - Tradutor

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Cinema brasileiro se destaca


O Fato:

Cinema brasileiro terá lugar de honra no Festival de Cannes, na França


O cinema do Brasil será o principal homenageado, como convidado de honra, do 65º Festival de Cannes, na França, de 16 a 27 de maio. A decisão foi anunciada pelo diretor do festival e responsável pela programação de filmes do evento, Thierry Frémaux. O cineasta Nelson Pereira dos Santos, de 84 anos, deverá receber uma homenagem durante o festival.
O filme A Música segundo Tom Jobim, de Nelson Pereira dos Santos, será exibido em uma sessão especial. "O filme de Santos é uma homenagem a Jobim, o criador da bossa nova", disse Frémaux, referindo-se ao trabalho que conta a trajetória e a forma de criar de Antonio Carlos Jobim por meio da música e do pensamento do compositor.
Frémaux citou ainda diretores brasileiros, como Cacá Diegues, que representa o chamado Cinema Novo com fillmes clássicos - Xica da Silva e Quilombo -,  além de Ruy Guerra, que dirigiu Ópera do Malandro e Os Deuses e os Mortos, entre outros.
No Festival de Cannes, o Brasil foi destaque com o longa metragem de Walter Salles, Na Estrada, baseado no livro On the Road, e Glauber Rocha com Terra em Transe e O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro.
Fonte: Jornal do Brasil

A Breve Opinião: 
A cada ano que passa o cinema nacional ganha mais respeito internacional, agora só falta os brasileiros reconhecerem. Segue abaixo uma pequena lista com bons filmes nacionais, qualquer lembrança acrescentem nos comentários:
Anjos do Sol
Meninas
5X Favela
As melhores coisas do mundo
Tropa de Elite 1 e 2
Tempos de Paz
À Deriva
O contador de histórias 
Divã
Verônica
Se eu fosse você 1 e 2
Estômago
Cidade de Deus
Cidade dos Homens
Quanto vale ou é por quilo?
Meu nome não é Johnny
Era uma vez...
Zuzu Angel
Cinemas, aspirinas e urubus
Ônibus 174
Podem continuar a lista...


Nenhum comentário:

Postar um comentário