Leitura sem fronteiras - Tradutor

quinta-feira, 8 de março de 2012

Tempestade solar



O Fato:



Tempestade solar atinge a Terra


A maior tempestade solar dos últimos cinco anos já englobou a Terra e cientistas afirmaram que o planeta não corre perigo até agora. A tempestade chegou mais amena nesta quinta-feira (08/03) do que se pensava e o campo magnético da Terra parece estar absorvendo o peso do impacto. De acordo com cientistas é improvável que alcance um nível mais grave.
Mesmo assim, o evento já mostra suas consequências. Algumas companhias aéreas foram forçadas a desviar seus voos interpolares. A tempestade solar chegou a Terra por volta das 8 horas (horário de Brasília). Até agora, autoridades não registraram problemas com redes de energia, satélites ou outras tecnologias que são frequentemente interrompidas por tempestades solares.
As previsões de que a tempestade poderia chegar ao nível três, em uma escala de cinco, atingindo um nível "forte" de radiação solar e tempestades geomagnéticas, "ainda parecem ser justificadas", declarou a National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA, por sua sigla em Inglês).
"Até agora, a orientação do campo magnético tem sido o oposto do que é necessário para tornar o impacto mais forte. À medida que o evento avança, este campo continuará mudando".
A Nasa previu na noite de quarta-feira que a tempestade poderia atingir o nível "grave" e é esperado que seus efeitos durem até sexta-feira.
A tempestade é, provavelmente, "a pior desde dezembro de 2006", informou o cientista da NOAA, Joseph Kunches.
Espera-se que os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) não sejam afetados pela tempestade de radiação, segundo a Nasa.
Um impressionante espetáculo de aurora boreal poderá ser visto na Ásia Central ao cair da noite desta quinta-feira.
As tempestades geomagnéticas e de radiação estão se tornando mais frequentes à medida que o sol passa de seu período de máxima atividade solar, o que acontecerá nos próximos anos.
Especialistas estão preocupados porque, como a dependência da tecnologia de satélite GPS é maior do que era durante a última tempestade solar, poderá haver mais transtornos na vida diária. As tempestades solares podem causaram breves apagões de rádio de alta frequência, segundo a NOAA
Fonte: Portal Ig


A Breve Opinião:

Não é necessário se atormentar e esperar o fim do mundo por causa dessa tempestade solar. Os principais povos Pré-Colombianos estavam a frente de seu tempo por isso muitos temem a profecia Maia, mas não podemos deixar que notícias sensacionalistas aterrorizem a população.



Nenhum comentário:

Postar um comentário