Leitura sem fronteiras - Tradutor

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Somos 7 bilhões


O Fato:

População chega a 7 bilhões no planeta

Os países de todo mundo comemoram ontem com cerimônias a marca simbólica do bebê número 7 bilhões na população mundial, como confirmado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em pelo menos quatro países do mundo, Filipinas, Índia, Turquia e Rússia, foram escolhidos recém-nascidos “simbólicos” para lembrar essa marca da humanidade. “São iniciativas locais”, disse Rajat Ray, responsável na Índia pelo Fundo para a População das Nações Unidas. Segundo ele, a ONU escolheu a data para marcar os 7 bilhões de habitantes, “mas até o momento não precisou o lugar onde o bebê nasceria”.
Fonte: Bem Paraná
 

Até o momento da reportagem a ONU ainda não havia escolhido o local, mas agora esse local já é conhecido, assim como o bebê simbólico. Veja o vídeo abaixo:

 

A Opinião: 

Agora somos 7 bilhões. O momento é de comemoração ou de alerta? Será que vale a pena rever as teorias demográficas?

Se o bebê que simboliza essa marca tivesse noção do mundo ao qual acabou de vir, comemoraria ou tentaria voltar a barriga da mãe?

É engraçado que sempre que falamos em mundo melhor utilizamos os verbos no futuro e as desgraças vem no presente.

Que tal darmos mais valor ao que é bom hoje? Mudar o mundo agora? Lutar contra o conformismo que assola a humanidade?

Essa marca traz muito mais perguntas que respostas, mas o momento é de fato para se pensar. Principalmente em um mundo onde as coisas acontecem com muita velocidade e temos cada vez menos tempo para realizar o mais saudável dos hábitos: pensar!


2 comentários: