Leitura sem fronteiras - Tradutor

domingo, 9 de outubro de 2011

China X Dalai Lama


O Fato:

Dalai Lama: a hipocrisia e a mentira se tornaram parte da China

A China está fundamentada em mentiras e seus governantes são hipócritas, disse o Dalai Lama no sábado, falando por videofone depois que problemas com seu visto o impediram de comparecer às celebrações de aniversário do arcebispo Desmond Tutu, na África do Sul.
"Alguns membros do governo chinês descrevem-me como um demônio," disse sob aplausos o líder espiritual tibetano, colocando seus dedos indicadores de cada lado da cabeça para imitar chifres de um diabo. "Na realidade, para o sistema totalitário comunista a hipocrisia (e) as mentiras infelizmente se tornaram parte de suas vidas." Ele disse que o governo chinês "não fica à vontade" com pessoas que dizem a verdade, acrescentando que as pessoas honestas vivem mais e que quer participar do futuro aniversário de 90 anos de Tutu.
"Na ocasião, não se esqueça de me enviar um convite, então poderemos testar o seu governo," disse a Tutu em uma aparente referência à situação de seu visto com as autoridades sul-africanas. O fato de o governo não ter permitido que o Dalai Lama entrasse no país tem sido considerado como uma concessão às pressões da China, maior parceiro comercial da África do Sul. Na semana passada, a China se comprometeu a investir US$ 2,5 bilhões na maior economia da África.
Tutu, que tem 80 anos, se aposentou há um ano da maioria de suas funções públicas, mas se mantém como uma figura proeminente e ainda é visto como uma voz de integridade.

Fonte: Portal Terra
A Opinião:

Em menos de um mês é o segundo post desse blog que comenta "confrontos" envolvendo a China. Isso mostra que de fato o crescimento chinês tem incomodado a muita gente. 
Lógico que o motivo que leva a revolta do Dalai Lama é bem diferente do motivo que revolta os estadunidenses. 
Mas, se de fato Dalai Lama não pode comparecer ao aniversário do Desmond Tutu por influência da China, é bom o mundo abrir os olhos para o poderio chinês.
Muitas vozes se calam quando a injustica é cometida por uma nação, um grupo ou mesmo uma pessoa capaz de financiar os seus sonhos. A China vai investir pesado na África do Sul. Infelizmente, provocando nos líderes daquela nação uma surdez, mudez e cegueira aos atos incorretos chineses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário