Leitura sem fronteiras - Tradutor

sábado, 10 de setembro de 2011

Maratona UERJ - Parte 1


Amanhã, milhares de jovens vão tentar ingressar em uma das faculdades mais conceituadas do Brasil. Segue agora um resumão de alguns dos temas ligados à geografia que podem cair na prova de ciências humanas e suas tecnologias:

Globalização - Trata-se de um tema de presença quase certa, pela facilidade de elaborar questões atuais. A força das redes sociais, a importância dos meios de transporte e de comunicação para a interligação dos povos, a padronização do consumo, a homogeneização dos comportamentos e as correntes contrárias de valorização da cultura local precisam ser levados em consideração. Desconcentração industrial e questões relacionadas a flexibilidade da produção costumam marcar presença. Os problemas ambientais globais como o aquecimento global, a questão do lixo e dos poluentes também devem marcar presença pois são questões que articulam a geografia física e a geografia humana e podem se relacionar com outras disciplinas com mais facilidade.
Geografia Urbana e Meio ambiente - Questões referentes à habitação como a especulação imobiliária principalmente em um estado como o Rio de Janeiro que vai receber grandes eventos nos próximos anos, além de cidades como Itaboraí que irão receber investimentos maciços para abrigar o Comperj. A favelização é outro tema comum e muitas vezes associado com a violência e com a questão de ocupação irregular das encostas que muitas vezes levam a deslizamentos de terra. A relação entre o desmatamento da Mata Atlântica e o crescimento das cidades ainda pode ser uma boa pedida, apesar de ser um tema batido. O crescimento vertical das cidades e sua associação com as Ilhas de Calor, ampliação do efeito estufa e a ocorrência de chuvas ácidas. É importante entender o "Novo Código Florestal"

Geografia Agrária - O "Novo Rural Brasileiro" onde as pessoas que residem em áreas rurais cada vez mais se envolvem com atividades não relacionadas a agropecuária, como por exemplo: pedreiros, motoristas, caseiros, domésticas, guias turísticos e muitos outros. O campo cada vez mais submisso a cidade, produzindo cada vez mais apenas o que a cidade necessita. Questões fundiárias que ainda não foram recebidas podem marcar presença nessa prova, afinal recentemente o MST recebeu muitas críticas, por invasões e saques, mas foram defendidos por parte da população que considera um ataque aos movimentos sociais.
População - Os dados referentes ao Censo 2010 estão disponíveis e a análise de alguns desses dados podem ser cobrados nessa prova. As teorias demográficas (Malthusianismo, Neomalthusianismo, Ecomalthusianismo, Reformistas) muitas vezes são revisitadas, vale a pena dar uma olhada nesse conteúdo.

Rio de Janeiro - SEMPRE, a UERJ gosta de focar questões ligadas ao Rio de Janeiro. Vale a pena estudar questões relacionadas a infraestrutura, favelização, produção de petróleo, grandes eventos (inclusive MMA, Rock in Rio e Bienal do livro), deslizamentos de encostas, espaço agrário do Rio de Janeiro, grandes obras tanto ligadas a infraestrutura quanto paisagística e atrativos turísticos.

Geopolítica - Os inúmeros conflitos tanto os iniciados nos dias atuais, como é o caso da Líbia por exemplo, quanto os que vem de longa data como Israel-Palestina, Somália e Chechênia só para citar os de mais destaque.

Fenômenos Geológicos e climáticos - Terremotos, vulcanismo, Tsunamis, enchentes, secas... 

Esses são os grandes temas, no próximo post, alguns fatos da atualidade onde esses temas podem ser aplicados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário