Leitura sem fronteiras - Tradutor

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Alterações climáticas influenciam guerras


A Teoria:

Alterações climáticas influenciam guerras

Fenômenos climáticos como o "El Niño" e "La Niña" têm influência sobre conflitos nas regiões afetadas. A conclusão vem num estudo publicado na edição desta quarta-feira da revista "Nature".
De acordo com o estudo, cujos traços principais são adiantados pela AFP, os países tropicais, que sofrem com tempestades causadas pelo fenômeno "El Niño", são duas vezes mais suscetíveis a terem conflitos internos do que países afetados pelo "La Niña", mais úmida e menos quente.
Outro exemplo apontado é a fome, que dobrou na Somália por causa de uma guerra civil que castiga o Chifre da África. As variações intensificam a seca e as tensões de sociedades já fragilizadas, de acordo com os autores do estudo.
"O estudo mostra inegavelmente que, mesmo no nosso mundo moderno, as variações climáticas têm impacto sobre a propensão das pessoas à violência", explica Mark Cane, investigador do clima do Observatório da Terra Lamont-Doherty da Universidade de Columbia, em Nova Iorque.
Os autores do estudo estudaram os dois fenômenos climáticos, entre 1950 e 2004, cruzando-os com informações sobre conflitos internos ocorridos no mesmo período. Durante o período em que o "La Niña" estava ativo, a probabilidade de um conflito acontecer era de três por cento, enquanto que durante o "El Niño" a percentagem duplicava. Quando os países não eram afetados por nenhum dos dois fenômenos, o risco de conflito interno era de apenas dois por cento.
Os investigadores acreditam que o "El Niño" pode ter influenciado 21 por cento dos casos de guerras civis pelo mundo. O número chega aos 30 por cento nos países especialmente afetados pelo fenômeno climático.

 

O link abaixo é para um vídeo que explica um pouco mais essa teoria:

Alterações climáticas e guerras

 

A Opinião:

Apesar de parecer loucura, acredito que faz sentido. Toda e qualquer influência externa pode modificar o comportamento humano e assim se torna ainda mais importante preservar o planeta e evitar a ampliação da emissão dos gases estufa e consequentemente do calor.

O clima tem influência direta em muitas atividades econômicas, que vão desde atividades agrícolas ao turismo e essas mudanças desencadeam novos comportamentos da sociedade. A relação entre homem e natureza se torna ainda mais importante, pois além no oferecer recursos, pode ainda auxiliar na manutenção da paz. Muito interessante.

 

O Debate:

Você concorda com essa teoria?

Nenhum comentário:

Postar um comentário