Leitura sem fronteiras - Tradutor

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Spam e Hoax


É a mensagem cujo conteúdo é "alarmante". A definição mais real sobre hoax é que é um vírus social, que utiliza a boa fé das pessoas para se reproduzir, sendo esse o seu único objetivo. Dá- se o nome de hoax à essas estórias mentirosas recebidas por e-mail e se o destinatário não fizer o que foi solicitado, em geral é ameaçãdo: o seu computador será destruído, contaminado, formatado ou alguém irá matá-lo, você irá sofrer com doenças e outras ameaças sem qualquer fundo de verdade.
Os hoax tentam explorar o lado materialista do ser humano, informando que ele poderá ganhar celulares, viagens e outros prêmios se repassarem a mensagem para um grande número de pessoas.
Além disso, muitos desses hoaxes possuem conteúdo apelativo, assim exploram o lado emocional das pessoas, mostrando imagens de acidentados, de crianças doentes, ou ainda de desaparecidos, sempre pedindo para repassarem a mensagem.
E o que dizer dos abaixo-assinados e das conspirações, com histórias bem elaboradas, conseguem inclusive enganar pessoas esclarecidas e rapidamente ganham notoriedade pela facilidade de comunicação no mundo atual.

As principais características dos hoax são: 

Solicitação da difusão da mensagem - Quase sempre contém um pedido do tipo "espalhe essa mensagem para sua lista de contatos" ou "encaminhe este e-mail para o máximo de pessoas possível". Não divulgue ameaças para os endereços de sua caixa de correio eletrônico. 

Alerta de vírus poderoso - A maioria dos hoaxes alerta para vírus não monitorados pelos programas de antivírus. Lembre que os vírus perigosos são noticiados por empresas de antivírus, por sites de informática e por sites de notícias em geral. Assim, e-mails que falam de um vírus poderoso que não é citado nos sites mencionados certamente é falso.   

Muitas mensagens eletrônicas de conteúdo falso chegam com títulos como "Urgente", "Perigo" ou "Alerta de Vírus" - Assim, caso receba uma mensagem deste tipo, leia com desconfiança e não com surpresa.
Sobre as empresas - Nenhuma empresa oferece prêmios de valor extremamente alto. Nenhuma empresa oferece prêmios e faz divulgação por e-mail, exceto quando aspessoas estão se cadastrado em um serviço de entrega de boletins (newsletter). Nenhuma empresa conta a quantidade de pessoas que recebeu um determinado e-mail e depois faz doações correspondentes a essa quantia.  Se a mensagem citar o nome de uma empresa entre em contato com a companhia mencionada. Se a mensagem for falsa (e geralmente é), além da empresa esclarecer sua dúvida, ela poderá divulgar uma nota em seu site alertando sobre o problema.

Uso de falso jargão técnico - Com a intenção de convencer (e confundir) os leitores.

Ameaça - Essa é clássica, ameaças muitas vezes ligadas a superstição.

Com as redes sociais, os hoax ganham ainda mais penetração. São aquelas famosas correntes que todos falam que detestam, mas que metade desses que detestam também repassam.


Um bom site para desmascarar essas farsas é: Quatro Cantos
É um site bem organizado que "caça as bruxas do século XXI"

O Debate (Ou melhor, o nosso futuro banco de dados):

Coloque nos comentários um hoax (boatos ou correntes) recebido por você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário