Leitura sem fronteiras - Tradutor

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Programa Espacial dos Estados Unidos

O Fato:

Pelo Twitter, Obama enfatiza avanço em prospecção espacial

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou nesta quarta-feira em seu primeiro debate pelo microblog Twitter com os eleitores que a Nasa (agência espacial americana) precisa de um novo grande avanço tecnológico nos trabalhos de prospecção do espaço.
O presidente destacou que os EUA ainda possuem a "liderança" mundial em prospecção espacial, mas disse ter pedido à Nasa para "redefinir sua missão".
Obama respondia a uma pergunta sobre o futuro da Nasa após o iminente fim da era dos ônibus espaciais, que deve acontecer nesta sexta-feira com o lançamento da última viagem do Atlantis à ISS (Estação Espacial Internacional).
"Os ônibus espaciais fizeram um trabalho extraordinário em experimentos de baixa órbita, a ISS, o transporte de carga", afirmou o presidente no debate, moderado pelo cofundador do Twitter Jack Dorsey.
O líder mencionou, nesse sentido, que, "em vez de continuar fazendo o mesmo várias vezes", a Nasa deve se concentrar em pesquisa que permita ao homem seguir em frente na prospecção do espaço. "Comecemos a pensar qual será o próximo horizonte, qual será a próxima fronteira".
Para ele, as companhias privadas podem se concentrar em reduzir os custos das viagens ao espaço, enquanto o setor público em tarefas como as de enviar o homem a Marte, projetos que requerem, disse Obama, "maior investimento e risco".

A Opinião: 

Investimentos em pesquisa e tecnologia são muito importantes para o mundo, o lançamento de satélites permitiu uma grande interatividade entre os diversos povos, aumentou o conhecimento sobre a superfície terrestre, fornece auxílio para meteorologistas, enfim, beneficiou bastante a humanidade.

Apesar disso, será que a relação custo-benefício de levar o homem a Marte é tão grande assim? Isso que não está tão claro, buscar vida em outros planetas vai nos oferecer conforto e proteção? Bem, conhecimento nunca é demais, mas todo o investimento poderia ser aplicado para impedir que pessoas que vivem no planeta Terra deixem de passar fome e possam estudar, ter moradia e uma vida digna.

Não somos contra a visita a Marte, apenas gostaríamos de ter uma justificativa para tamanho investimento.

Mudando um pouco de assunto, uma das maiores polêmicas do mundo é a ida do homem à Lua. Alguns até hoje acreditam que foi uma farsa, outros defendem como um grande feito. Os dois vídeos abaixo trazem opiniões opostas

Esse fala sobre a "farsa" é a primeira de cinco partes, mas dá para ter uma noção sobre a opinião dos que não acreditam que o homem foi até a Lua.

Agora um vídeo que mostra os argumentos dos que acreditam que o homem foi à Lua.

Assistam aos dois vídeos e tire as suas próprias conclusões.

Os Debates:

O homem deveria buscar vida em outros planetas?

Você acredita que o homem foi à Lua?

Nenhum comentário:

Postar um comentário