Leitura sem fronteiras - Tradutor

terça-feira, 19 de julho de 2011

Petróleo da Venezuela


Venezuela tem a maior reserva de petróleo do mundo

As reservas provadas de óleo cru da Venezuela somaram 296,5 bilhões de barris em 2010, ultrapassando as da Arábia Saudita, de 264,5 bilhões de barris. A estimativa atual é 40% superior à de 2009, quando se calculava em 211,17 bilhões de barris a quantidade de petróleo em terras venezuelanas. Os dados constam no boletim de estatística anual da Opep, divulgado nesta segunda-feira (18/7).
O Brasil permaneceu na 14ª posição, com 12,8 bilhões de barris de óleo cru, alta de 0,4% em relação aos números do ano anterior. O Irã ocupa a terceira posição, com 151 bilhões de barris, seguido por Iraque (115 bilhões de barris) e Kwait (101 bilhões de barris). As reservas mundiais totalizam 1,467 trilhões de barris.
No gás natural, a Rússia lidera com a maior reserva provada: 46 trilhões de m³. O Irã ocupa a segunda posição, com 33,1 trilhões de m³. O Brasil aparece na 40ª posição, com 358 bilhões de m³ do energético. As reservas mundiais somam 192,54 trilhões de m³, segundo a Opep.


A Opinião:
Desde a Segunda Revolução Industrial, o petróleo se tornou a principal fonte de energia do mundo, pela facilidade de transporte e pelo múltiplo uso. Com isso, nações detentoras de grandes reservas tendem a gerar riquezas. 
A Venezuela possui a maior reserva de petróleo do mundo e essa descoberta faz com que e torne um dos mais importantes países da América Latina. Ao falar em Petróleo, os olhos do mundo que antes se voltavam praticamente apenas para o Oriente Médio, passam a se voltar também para a América do Sul, graças ao Brasil e principalmente a Venezuela.
A cada ano novas jazidas de petróleo são descobertas, mas ainda são insuficientes para alimentar um mercado faminto pelo petróleo e seus  derivados, o que justifica a preocupação com a sua escassez e a necessidade de investimentos em fontes alternativas que poderia diminuir a emissão de gases estufa e diminuir o risco de guerras.

O Debate:

O que acha que aconteceria com o mundo se o petróleo acabasse?

Nenhum comentário:

Postar um comentário