Leitura sem fronteiras - Tradutor

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Cesar Cielo


O Fato:

Lágrimas de Cielo e protesto dos rivais ganham destaque pelo mundo

 

A medalha de ouro conquista por Cesar Cielo nos 50m borboleta no Mundial de Xangai ganhou destaque pelo mundo.  A imprensa internacional voltou a escrever sobre o caso de doping que quase o tirou da competição e do desconforto gerado nos rivais após a decisão do Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) de optar pela advertência. Na França, país de Fred Bousquet e Alain Bernard - os dois principais rivais do brasileiro nos 50m e 100m livre -, o "Le Figaro" falou sobre a impressionante vitória e a explosão de emoção após a prova. Mas destacou também que o nadador está longe de ser uma unanimidade após o episódio do teste positivo para furosemida. Certo mesmo, segundo a publicação, é que "o rei da velocidade está em Xangai, gostem ou não". 

O "L'Equipe" cita as vaias que teriam partido da tribuna de atletas, protesto do queniano Jason Dunford e a o apoio de Bousquet a Cielo. Na Austrália, o "Sydney Morning Herald" destacou a prata e o bronze de Matt Targett e Geoff Huegill. Citou o choro incontrolável do brasileiro e deu destaque à defesa de Targett, que condenou a atitude de Dunford. Ex-companheiro de treinos Cielo nos tempos de Auburn, o australiano disse que estava feliz pelo amigo e que atitudes como a do adversário não tornavam as coisas melhores. No italiano "Gazzetta dello Sport", as lágrimas também mereceram destaque. A decisão do TAS foi lembrada. A publicação frisa ainda que "foi impossível não notar a frieza do público e dos adversários com ele".

A Opinião:

Como todo ídolo, Cesar Cielo precisa ter atitudes exemplares, pois são parâmetros para muitas crianças que serão a nova geração do esporte brasileiro e ainda mundial. Ter sido pego no antidoping foi chato demais, arranhou a imagem do excelente atleta brasileiro, mas ao fim do julgamento, o consideraram inocente.
Bem, é importante rever a forma como divulgar as notícias relacionadas ao doping para preservar atletas inocentes de manchas no currículo e na carreira e não influenciar negativamente os mais novos.
Cesar Cielo sempre mostrou muita vontade de vencer e sempre foi bastante focado e dedicado aos treinamentos e é essa imagem que precisa ficar para os mais jovens: a de um atleta vencedor, que sempre busca melhorar. 
Ridícula a atitude de outros atletas de criar polêmica nesse caso, parece que torcem pela desgraça dos rivais para assim chegarem ao topo, louvável a atitude dos oponentes que apoiaram Cielo e criticaram aqueles que o vaiaram.
Resta ver agora quanto tempo vai levar para que essa mancha se apague.

O Debate:

Você achou justa a absolvição do Cesar Cielo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário