Leitura sem fronteiras - Tradutor

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Bueiros no Rio de Janeiro

Não, você não está na seção "Vou morrer e não vou ver tudo". O Problema dos bueiros no Rio de Janeiro é real e já virou até jogo, confira no link abaixo:


O Fato:

Rio: Crea vê 100% de risco de explosão em 7 bueiros da Light

Representantes da Light e técnicos do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-RJ) realizam uma vistoria, nesta sexta-feira, em bueiros no centro do Rio de Janeiro, após uma série de explosões na rede subterrânea. Ao todo, 20 bueiros na rua Uruguaiana e Sete de Setembro já foram vistoriados com a utilização de um aparelho chamado explosímetro. Em sete deles, foi constatado que há 100% de chance de ocorrer uma explosão caso alguma centelha seja acesa próximo ao bueiro.
O alto risco de explosão se deve à presença de gás na galeria, segundo o Crea-RJ. Em outros sete bueiros, a chance de explosão varia de 60% a 80% e, em seis, não foi encontrada nenhuma alteração.
A constatação do risco tem assustado até mesmo os técnicos, que se recusam a entrar nas câmaras subterrâneas - o nível de gás tolerável nestes casos é de até 10%. A rua da Assembleia permanece interditada desta a segunda-feira, depois que quatro bueiros explodiram na esquina com a avenida Nilo Peçanha, próximo ao Largo da Carioca.
A quinta-feira foi de mais problemas relacionados a bueiros. Uma ponta de cigarro foi atirada para dentro da câmara subterrânea, o que provocou fumaça e assustou pedestres que passavam pela rua Uruguaiana. À noite, bombeiros foram acionados por conta de um vazamento de gás em um bueiro na rua Sete de Setembro.


A Opinião:

Estamos diante de uma tragédia anunciada, parece que estão esperando o circo, quer dizer, o bueiro pegar fogo para começarem a agir. O brasileiro precisa aprender a importância do planejamento antes de realizar as obras, o planejamento é mais importante até do que a execução, evita transtornos no momento da obra e no futuro.
Os riscos precisam ser calculados e monitorados a cada momento, ainda que a obra não apareça no curto prazo, ela se tornará importante a longo prazo, o problema é que obras que não aparecem não dão votos no nosso país. Essa cultura precisa mudar.
Pelo menos o nosso povo ainda consegue rir da própria desgraça. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário