Leitura sem fronteiras - Tradutor

sábado, 11 de junho de 2011

Vaca clonada pode produzir leite semelhante ao materno




Vaca clonada com dois genes humanos para produzir leite similar ao materno

O Fato:

Um laboratório argentino anunciou o nascimento da primeira vaca clonada com dois genes humanos, para produzir um leite equivalente ao leite materno.
"A vaca clonada, Rosita ISA, é o primeiro bovino nascido com dois genes humanos que contêm as proteínas presentes no leite materno", revelou o Instituto Nacional de Tecnologia Agrícola (INTA).
Nicolas Mucci, um dos três responsáveis pelas investigações conduzidas pelo INTA e pela Universidade Nacional de San Martin, disse à AFP que aquele leite vai proteger os bebês e melhorar a sua absorção de ferro. "O objetivo é melhorar o valor nutricional do leite de vaca juntando dois genes humanos, as proteínas lactoferrina e lisozima", declarou um outro investigador, Adrian Mutto, da Universidade Nacional de San Martin.
O vitelo nasceu a 6 de Abril e dentro de 10 meses os investigadores vão poder confirmar se as proteínas estão presentes no leite de Rosita, realizando uma simulação de gravidez.
Fonte: Adaptado do site português A bola

A Opinião:

É fato que uma descoberta como essa vira notícia, porém a informação vem acompanhada de uma euforia que pode ser efêmera, uma vez que ainda não há a confirmação do perfeito funcionamento e nem um estudos acerca dos riscos.
A ciência evolui a cada dia de maneira exponencial, mas é fundamental que as pesquisas realizadas sejam divulgadas após a realização de muitos testes, para assim evitar expectativas que não se confirmam ou ainda minimizar os riscos.
Fica então a torcida para que tudo corra bem, as expectativas se confirmem e não haja riscos para a vida humana, nem impactos significativos no reino animal. É fundamental manter o equilíbrio.

O Debate:

Você é favorável a clonagem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário